Secretaria Municipal de Saúde | Inserção do Plano de Parto.

Na tarde do dia 15 de maio de 2024, a Saúde das gestantes lajespintadensse subiram um novo patamar de qualidade na assistência pré-natal, com a inserção do plano de parto no pré-natal. O Plano de Parto é um documento elaborado pela gestante, juntamente com os profissionais responsáveis pelo acompanhamento pré-natal. O mesmo servirá como um guia para o trabalho de parto e pós-parto, com descrição dos desejos e das expectativas da gestante e sobre quais situações e condutas devem ser evitadas e/ou realizada, se possível.

O plano de parto é um instrumento de redução de danos e agravos à gestante, puérpera e recém-nascido recomendado pelo Ministério da Saúde e Organização mundial de Saúde. O modelo de plano de parto foi elaborado pelas enfermeiras do Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB/UFRN), em Santa Cruz/RN, e implantado em Lajes Pintadas/RN por meio da parceria das Estratégia da Saúde da Família da Zona Rural e Urbana, e tem como objetivo o aprimoramento e a inovação no cuidado em obstetrícia e neonatologia para que os processos intervencionistas e invasivos no parto sejam gradativamente substituídos pelo processo natural e mais saudáveis para gestantes e recém-nascidos.

Lajes Pintadas no caminho certo!